Exame toxicológico para entrar na Polícia Militar




Nas forças policiais, o exame toxicológico - cuja função é detectar a ingestão ou exposição às substâncias tóxicas ou drogas - é exigido durante o processo de contratação. A solicitação do mesmo é feita para saber se o candidato é dependente ou já usou algum tipo de substancia química, como drogas por exemplo.


O exame é realizado por meio de fluidos corporais (sangue, urina, saliva e suor) e amostras biológicas queratina (cabelos, pelos e unhas).  Sua janela de detecção -ou seja, o tempo de detecção de uma substância após seu consumo- pode variar de horas a 90 dias. Isso depende muito do caráter e da quantidade da droga, da massa corporal do examinado e das técnicas utilizadas.


A análise instantânea, realizada através de fluidos corporais, é mais simples, porém tem uma janela de detecção menor, dias e semanas.  Já no diagnóstico laboratorial, feito por meio de amostras queratina, o período de detecção é maior, podendo identificar substâncias no organismo em até 6 meses após seu consumo.


O exame toxicológico conhecido como ‘teste de drogas’ tem como objetivo encontrar vestígios de drogas ilícitas no organismo.  Os entorpecentes que podem ser detectados pelo exame são: Anfetaminas (metanfetamina, anfetaminas e ectasy); Cocaína e crack); Fenilciclidina (PCP, pó de anjo); THC (Maconha, biscoitos e produtos comestíveis feitos com cannabis) e Opiatos (heroína, ópio, codeína, morfina).

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Comecei faz poucos dias, um tratamento caseiro a base de bicarbonato de sódio e suco de limão para limpeza dos dentes.
    Apenas escovo os dentes com essa solução e não chego a engolir a substância, gostaria de saber se esse produto é detectado e contra indicado no exame toxicológico.

    ResponderExcluir
  2. Thuani Queiroz Lopes Daniel31 de março de 2018 05:32

    Estou tomando remédios natural para permanecer acordada para estudar, será que tem problema? Alguém poderia me tirar a dúvida?

    ResponderExcluir
  3. Estou tomando setralina Zoloft 50mg.

    Esses são os componentes:

    100mg de cloridrato de sertralina, equivalente a 100mg de sertralina base.

    Excipientes: fosfato de cálcio dibásico diidratado, hiprolose, estearato de magnésio, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, Opadry branco (hipromelose, macrogol, dióxido de titânio e polissorbato 80) e Opadry transparente (hipromelose, macrogol).

    Será que cai no toxicológico? Não tem nenhuma ilícita, foi indicação médica mas estou com medo! Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir