Como entrar pra P2 da Polícia Militar

Todo mundo que conhece a estrutura da Polícia Militar sabe da existência de uma seção chamada de P2. Tal qual o serviço reservado do exercito S-2, a P2 da polícia militar tem uma função diferenciada de policiamento e para fazer parte desta seção, o militar que ingressa na PM é avaliado e precisa ter um perfil específico além de ser aprovado pelo comandante do serviço reservado.

O que faz um P2 da Polícia Militar


O serviço desempenhado por um policial P2 muitas vezes se confunde com o serviço dos investigadores da Polícia Civil. Os P2, andam à paisana, disfarçados, muitas vezes infiltrados e até desarmados dependendo da missão a ser cumprida.

Os policiais da P2 podem averiguar denúncias de diversos tipos como formação de quadrilha, tráfico de drogas, fazer levantamentos relacionados à movimentos sociais e manifestações, sem terra, sem teto e também verificam e investigam crimes e desvios de conduta de membros da corporação policial inclusive realizando prisões em flagrante de policiais militares em caso de constatada atitude ilegal.

Qual o perfil exigido para ser um P2?

Os policiais da P2 tem as mesmas características dos policiais que trabalham fardados na viatura, mas foram escolhidos para estar na seção por se destacarem na coleta de informações, no sigilo de dados, na persuasão entre outros requisitos. Não há um concurso interno para a P2 em nenhuma PM do Brasil, eles são escolhidos pelo comandante quase sempre no início da carreira e jamais andam fardados.

Para entrar na P2 você terá que fazer o concurso pra PM, realizar o curso de formação e ser avaliado. SÓ!

Curiosidade: Um "super star" das redes sociais dificilmente será escolhido para P2.

Leia também: A POLÍCIA MILITAR SEM FARDA - GAZETA DO POVO
*Texto conforme experiencia do autor, as regras podem ser pouco diferentes de um estado para outro. Comente abaixo!

Postar um comentário

0 Comentários