Lista de Polícias Militares que exigem ensino superior

6
21012

Lista de Policias Militares que exigem ensino superior

Hoje em dia grande parte das profissões exige diploma universitário. A Polícia Militar não é diferente. Em alguns estados do Brasil, por exemplo, para ocupar algum cargo dentro da corporação, o candidato precisa ter ensino superior completo. Nesse contexto, mostramos, neste artigo, a lista de Polícias Militares estaduais que exigem faculdade.

O Estado de Santa Catarina exige curso superior para o cargo de soldado da Polícia Militar. Para aqueles que desejam entrar na corporação como oficial, o requisito é ser bacharel em direito.

Para entrar como soldado na Polícia Militar de Minas Gerais é exigido que o candidato tenha , no mínimo, ensino superior. Já para oficial é necessário ser bacharel em Direito.

O requisito para aqueles que desejam entrar como oficial na Polícia Militar -ou Brigada Militar- do Rio Grande do Sul é ser Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.

A Polícia Militar do Ceará exige curso superior apenas para quem quer prestar concurso público para o curso de oficiais.

No Acre é exigido curso superior para aqueles que desejam prestar concurso para oficial da Polícia Militar, enquanto que para soldado o requisito escolar continua sendo ensino médio completo.

Quem deseja entrar na Polícia Militar do Distrito Federal, tanto como soldado quanto como oficial, precisa ter diploma de formação superior.

Pernambuco exige apenas curso superior para quem quer ingressar na corporação como oficial.

A Polícia Militar de Goiás exige curso superior apenas para quem quer entrar no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Para oficial combatente é preciso ter o curso de direito, nos demais cargos de oficial é exigido formação superior em suas respectivas áreas.

O Estado do Pará também exige apenas curso superior para o cargo de oficial. Quem quiser entrar na corporação como soldado tem que possuir o ensino médio completo.

O Piauí é outro estado que exige curso superior apenas para o Curso de Formação de Oficiais.

Para entrar como soldado na Polícia Militar do Amapá é preciso ter concluído ensino superior. Para oficial é exigido ensino médio.

COMPARTILHAR
<< ANTERIORProva PMPR UEL 2010
PRÓXIMO >>Prova anterior PM Goiás

Blogueiro há 2 anos. Escreve diariamente no site Concurso Policia Militar, Altos Artigos e Blog de Castro, além de administrar as respectivas páginas nas redes sociais.

6 COMENTÁRIOS

  1. Uma dúvida crucial me segue, o cargo de oficial da PMPA. No edital relata sendo qualquer nível superior, porém, no regimento interno da própria instituição diz que: DO PESSOAL CAPÍTULO I DO PESSOAL DA POLÍCIA MILITAR Art. 42. O pessoal da Polícia Militar compõe-se de: I – Pessoal Militar da ativa; a) oficiais, constituindo os seguintes quadros: 1. Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM), constituído de oficiais com o Curso de Formação de Oficiais PM Combatentes, sendo um dos requisitos para o ingresso na Corporação ser possuidor do diploma de curso superior de direito, expedido por instituição de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação. Quem pode tirar essa dúvida cruel?? a razoabilidade será pelo edital ou pela lei institucional do próprio órgão.

  2. Existe a academia para preparar uma pessoa para ser oficial da PM. incluindo ensinando as matérias básicas de direito que será necessário para exercer a função de oficial. Não é necessário que um candidato tenha nível superior para exercer bem essa função de policial.
    Qualquer faculdade ruim como for pode dar um diploma, e isso não vai interferir em nada no desenvolvimento da função.

  3. Mas não seria demais cobrar do soldado nível superior ?
    Tira de muita gente a chance de se tornar um militar da PM , nem todos tem condições ou tempo para fazer uma faculdade .

    • Não só condições mas tbm idade . Se o cara tem 27,28 anos , ele não condição de se formar a tempo para ingressar como praça . Fora o fato de que o próprio cfo já é um curso de nível superior .
      O nível superior na Pm só destrói sonhos . É desnecessário , e tbm ajuda a criar encostados em determinadas áreas que tenham afinidades com suas respectivas formação . Além de que isso motiva muitas vezes o policial militar (praça) a sair da corporação para corporações vizinhas como a polícia civil , rodoviária e federal . Conheço muitos que são formados e querem mudar de “casa”
      Não vá pensando que um dentista ou administrador não vai pra rua fazer patrulhamento junto com os “analfabetos nível médio ”
      Isso só
      Cria uma disputa desnecessária, fazendo
      Parecer que quem possuir nível superior e melhor, que são mais educados , como se não houvessem abusos contra a população nas corporações com nível superior . sendo que vão desempenhar a msma função que não necessita o nível superior . O que realmente necessita é um melhor preparo nos cursos de formação de soldados . Uma melhor qualidade de vida ao policial com um plano de carreira que promova o acesso ao oficialato tbm para praças . Um policial comprometido e treinado de acordo com os moldes da corporação , sempre irá atender bem a população .

  4. Alguém pode me ajudar?
    Para entrar na pm pode ter ensino superior de qualquer curso ou so direito ?
    Para poder entrar na pm pode ta cursando uma faculdade ou tem que se completo o ensino superior?

DEIXE UMA RESPOSTA