Rio de Janeiro planeja concurso para Polícia Civil

Isso mesmo! O Governo do Rio de Janeiro planeja abrir concurso público para a Polícia Civil do estado (PC-RJ). De acordo com o delegado Fernando Veloso, chefe da Polícia Civil do estado, a corporação já faz um estudo para abrir concurso para o cargo de investigador. No entanto, existe também a possibilidade de abrir vagas para delegado e perito legista, visando à recomposição do quadro. “Tão logo a crise seja amenizada, sem dúvidas, buscaremos a volta das recomposições. A demanda que a Polícia Civil atende cresce, de forma vegetativa, todos os dias, ainda que não façamos nada”, explica.

Conforme Veloso, seleções periódicas são realizadas, mas mesmo assim os concursos são inevitáveis, uma vez que existem cerca de 10 mil profissionais, de 20 mil necessários. Atualmente a carência é de 220 delegados, 170 peritos legistas e 2.545 investigadores.

Contudo, as vagas para o cargo de investigador ainda precisam ser solicitadas junto ao governo do estado, só assim ficarão definidas quantas oportunidades serão ofertadas e quais serão os requisitos para participar da seleção. Até o momento sabe-se apenas que será exigido ensino médio completo e o salário ofertado chega a R$4.454,93.

Em 2005, data do último concurso para investigador da Polícia Civil do Rio de Janeiro, as matérias cobradas na prova foram: Língua Portuguesa; Informática e Noções de Direito Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional.

Bruno Gomes

Blogueiro há 2 anos. Escreve diariamente no site Concurso Policia Militar, Altos Artigos e Blog de Castro, além de administrar as respectivas páginas nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *