Tatuagem e o Concurso da Polícia Militar

17
46821
Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo.
Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo.
Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo.

Aqui vai um assunto muito impostante para quem tem tatuagem e vai prestar concurso para a Policia Militar em qualquer estado do nosso Brasil. Primeiramente, tatuagem é uma arte ou prática feita com pigmentos vegetais ou minerais e que exprime o estado de espírito da pessoa que será tatuada, pode ser uma homenagem afetiva aos pais, filhos ou cônjuge, um sinal de identificação, religiosa, estilo, opção esportiva e etc. É muito importante ter em mente, que quem possui uma tatuagem não pode ser considerada de má índole.

Mas por que não pode ter tatuagem pra entrar pra Polícia?


Errado, pode sim ter tatuagem para entrar para qualquer das polícias militares, inclusive os editais lançados nos últimos anos já esclarecem quais locais do corpo e tipos de tatuagem podem reprovar um candidato. No geral, é solicitado que a tatuagem não chame atenção ou fique exposta quando o militar esteja utilizando os fardamentos da corporação, normalmente os orgânicos de serviço diário, já os tipos de tatuagem que vão tirar o candidato do certame são aqueles de cunho ofensivo à pátria, aos costumes, à cultura de um povo, ofensa racial e religiosa, ofensa política entre outros casos.

Se você aparecer pra inspeção com uma tatuagem de “VIDA LOKA”, “157 NA VEIA”, tatuagem de palhaço e demais do gênero, tenha absoluta certeza que será reprovado. Se tiver outros tipos de tatuagem tipo tribal, coração, borboletas, brasões e do gênero pode ir tranquilo.

Por que eu vejo policiais com tatuagem?

Como citado no inicio deste post, a tatuagem é muito pessoal e cada um faz por motivos próprios, dentro da Policia Militar não é diferente, afinal o policial é um ser humano. Quando o policial deseja fazer uma tatuagem, ele conversa com seu superior informando qual tatuagem vai fazer e o local do corpo. Se a tatuagem não for na “contra-mão” dos princípios éticos da corporação será autorizado sem problema, caso contrário será negado.

Cada corporação tem um regulamento próprio para esta situação ou segue o RDE, que são normas do exército portanto a informação acima não é universal.

Tribunais liberam tatuagem aos militares da PM e Exército.

O Jornal GAZETA DO POVO, publicou uma matéria em outubro de 2015 acerca da situação exposta aqui, onde vários tribunais em todo o país julgaram não haver problema o candidato ter tatuagem, ainda que exposta quando no uso do uniforme, ou seja, NÃO DESISTA AQUI!

Leia a matéria da Gazeta do Povo em AQUI!

Leia também Tatuagem na PMMG.

 

17 COMENTÁRIOS

  1. Eu vou fazer a prova do concurso da PM Ceará, só que eu tenho algumas tatuagens, não muitos grandes, mais em lugares escondidos. Só que tenho uma tatuagem pequena no ante-braço, uma estrela é uma lua. Será se tem problema se eu passa nesse concurso. Eu queria uma resposta antes deu fazer a prova..

    • Amigo faça sem medo, Tb tenho tattoos inclusive no antebraço na parte posterior ( sobrenome da família ) e Tb vou fazer pmce, a constituição está a nosso favor amigo, portanto continue nos estudos e não desista.

    • nao te preocupa tchê… O STF já pacificou a decisão que policial pode sim ter tatuagem desde que não seja nenhuma alusão ao racismo de qualquer natureza ou de algo ilícito ( como, uma tattoo de uma folha de maconha, por exemplo) Te preocupa somente em estudar e passar em todas as fases… abraço

  2. Olá. Gostaria. De. Fazer a prova. Para Pm q. Vai ocorrer no dia. 5 de. Fevereiro. Só. Q. Tenho. Uma. Tattoo no anti braço na mão. Direita gostaria de. Saber. C posso fazer. E. Caso. Não. Gostaria de. Saber. C. Usando. A. Camiseta q. Chama segunda pele pode. Para. Cobrir a. Tattoo

  3. Boa noite Meu caso e semelhante o do Kaicky eu tenho uma tattoo que pega meu braço e parte do anti-braço ela e uma Maori gostaria de sabe se corro algum risco de pode ser reprovador por causa da tatuagem.

  4. pocha eu tambem tenho uma na perna, gostaria de saber, tenho um triba
    vi no edital que nao pode aparecer quando usar roupas de verão, no caso aparece

  5. Olá, tenho uma tatto na “batata da perna”, ela é média, é uma dessas novas tatto mandalas, sei la ao certo… e gostaria de saber se há algum problema quanto a essa tatto, se ela me limitará ao passar no concurso. Por favor me oriente quanto a isso para quando eu passar não ficar frustrada por ter sido eliminada devido a tatuagem. Obrigada

  6. Maior tristeza é ler esse edital de tatuagens , eu tenho uma no braço e com certeza irra aparecer na farda , e a tatuagem que é exposta no uso do uniforme não sera permitida 🙁 maior sonho em ser policia

  7. se por exemplo eu fechar um braço com tatoo,teria algum problema? pq ja tenho na metade do braço e estou pensando em fechar , estou estudando e a prova é ano que vem…Isso me prejudicaria ????

DEIXE UMA RESPOSTA