Tudo o que você precisa saber sobre a pesquisa social da Polícia Militar

12
4279

investigação social da policia militar

A pesquisa social ou investigação social é uma das etapas mais temidas pelos candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar. É nela que os investigadores vão ‘vasculhar’ sua vida para descobrir quem é você, o que faz e por que faz. Nessa etapa também será exigido a apresentação de um histórico de antecedentes criminais. No documento não pode constar que você já teve problemas com a justiça.

No período de investigação social, policiais do serviço reservado da Polícia Militar vão dar uma volta pelo seu bairro, conversar com vizinhos, coletar informações sobre você e depois visitar sua casa. A visita é bem simples. Eles darão uma olhada rápida nos cômodos do local onde mora e, depois de fazer algumas perguntinhas, vão embora. Durante a visita, seja gentil, apresente a casa e membros da família aos investigadores. Responda apenas o que eles perguntarem. Jamais faça comentários desnecessários e aponte problemas ou defeitos.



Era briguento na escola, eles vão saber disso?

Na certa os policiais vão dar uma passadinha na escola onde você estudou, falar com diretores e professores. Se você era brigão, tinha problemas com professores e colegas certamente sua fixa vai receber um “X”, talvez não suficiente para te reprovar. Quanto a outros problemas de ordem criminal não precisa nem comentar.

Vou na balada. Posso ser reprovado?

Ser festeiro não é crime. Se você gosta de frequentar festas, sem se envolver em confusões é claro, não será reprovado na investigação social da Polícia Militar. Ter amigos e um bom relacionamento social é um dos requisitos da maioria dos editais de policia militar, afinal, hoje o policial militar é comunitário.

Inadimplência

Sim. Não pagar as contas pode te reprovar na Polícia Militar. Na inspeção social será pesquisado seu nome no SPC – Serviço de Proteção ao Crédito e se você não estiver com as contas em dia sua reprovação será certa. Segundo editais da Polícia Militar de vários estados do Brasil, o candidato precisa estar quites com suas obrigações como cidadão para ser considerado indicado (aprovado) na pesquisa social.

12 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo site e pela matéria. Você comentou rapidamente sobre escola, e queria saber se o fato de eu ter levado uma única advertência na vida escolar pode me tirar de um concurso para PM. Obrigado.

  2. Amigo,

    Somente se pesquisarem no Google meu nome completo seguido da palavra maconha, irá constar meu nome em uma petição de 2006 para legalização da Maconha, besteira de moleque de 19 anos.. Isso pode me comprometer?

  3. Tenho um b.o registrado na delegacia da mulher contra meu ex companheiro, pai do meu filho. Ele me ameaçou com uma arma de fogo, via wathsapp. Isso pode me impedir de entrar na policia militar?

  4. Quando menor, fui parar na dp devido às más amizades.. acabei entrando no 180. Mas agora, já depois de ter ficado maior.. Isso poderia me prejudicar ?

  5. Boa noite, estou na IS da PMSP, estava com uma dívida de 900 reais para o Banco, mas negociei e paguei ja as primeiras parcelas, porém, o mesmo constou no SPC pois não deu tempo da retirada, assim, expliquei no formulário a situação, acredito que quando irão fazer nem vai constar mais meu nome no SPC mas eles pediram aquela certidão que consta o nome.. poderei ser reprovado por isso mesmo sendo transparente e ter negociado a divida?

DEIXE UMA RESPOSTA